Afirmação da qualidade do rio Ave

Afirmação da qualidade do rio Ave 1366 544 TRATAVE

Serenidade e compromisso

As notícias de avistamento de lontras no rio Ave ou nos seus afluentes são um sinal claro e evidente de que o trabalho desenvolvido com o Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave, de que a TRATAVE é responsável, vem dando os seus frutos.

Aliás, importa vincar as palavras proferidas pelo responsável pela direção da ARH Norte, da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado (Correio do Minho, 15.03.16): “o sistema integrado de despoluição do Ave que está em curso já permitiu recuperar imenso a qualidade da água”.

Destacamos uma situação recente: no início do mês de abril último, quando um cidadão a viver no concelho de Santo Tirso contatou diferentes entidades locais e regionais para dar conta do “avistamento de uma lontra na zona de descarga da ETAR da Rabada”, uma situação que, segundo aquele cidadão, “deixa os tirsenses otimistas no que respeita ao trabalho, controlo, monitorização e fiscalização que tem vindo a ser executado”.

Refira-se que nesta comunicaçã se agradece o facto de se conseguir “ver este tipo de animal mamífero em águas que há uma ou duas décadas atrás seria impensável avistar, dada a contaminação, principalmente de origem têxtil neste leito do rio”.