Quem somos
A TRATAVE é, desde 1998, a entidade responsável pela gestão e exploração, em regime de exclusividade, do serviço público de drenagem, depuração e destino final das águas residuais industriais e domésticas, provenientes dos municípios de Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, denominado por Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA).
No presente e no futuro do vale do Ave
Criada no âmbito da entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA), a TRATAVE – Tratamento de Águas Residuais do Ave, S.A. é a empresa concessionária da “Exploração e Gestão do Serviço Público de Drenagem, Depuração e Destino Final das Águas Residuais” dos municípios de Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela e das empresas do vale do Ave.
A TRATAVE – cuja personalidade jurídica está descrita no Diário da República – III Série nº 58, de 10 de março de 1999 – desenvolve o seu trabalho desde o dia 25 de setembro de 1998, dia em que foi assinado na sede da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) em Guimarães – então a concedente do SIDVA – o “Contrato de Exploração e Gestão do SIDVA”.
Num desafio sistemático e permanente para levar a cabo a harmonização entre o crescimento industrial e a qualidade ambiental da região do Ave e dando corpo ao slogan da empresa TRATAVE, no presente e no futuro do vale do Ave, a TRATAVE participa ativamente no ciclo urbano da água na região e sempre com a certeza de que não é um problema, é a solução. E, numa ação diária que já permite mostrar grandes mudanças na região; desde logo, com o regresso das pessoas ao rio e às suas margens.
Sede
A sede da TRATAVE localiza-se nas instalações em Serzedelo, concelho de Guimarães.
Ali funcionam os serviços administrativos, financeiros, fiscalização, gestão de clientes e exploração de infraestruturas.
ETAR
ETAR sobre responsabilidade da TRATAVE
· ETAR de Serzedelo I e II
· ETAR de Lordelo
· ETAR de Rabada
· ETAR de Agra